Blog Equilíbro
Golden Retriever: tudo sobre a raça perfeita para a família
Essa raça de cão é tão tranquila que entrou para a cultura popular! Afinal, quem nunca ouviu alguém dizer que determinada pessoa tem uma personalidade de Golden Retriever?
Mas você sabe o que isso quer dizer? E será que esse queridinho é a melhor opção para trazer à sua casa? Tire as suas dúvidas a seguir.
Origem do Golden retriever
Acredita que o Golden Retriever começou a ser desenvolvido com a ação de um lorde? Foi no Reino Unido, em 1865, que o Lorde Tweedmouth decidiu misturar dois cães da época: o Nous e o Tweedwater Spaniel, para chegar a uma cor de pelagem que o agradasse.
Outras características moviam o lorde, como a habilidade de caça de aves aquáticas, olfato apurado, atenção e lealdade ao tutor e muita alegria para trazer à casa. Parece familiar?
Vinte anos depois e muitos mais cruzamentos, o Golden teve seu faro e sua estatura aprimorados, e o animal que conhecemos e tanto amamos hoje começou a ganhar forma, mas com outros nomes.
Em 1908, começou a ser registrado e exibido como Golden Flatcoats e, em 1913, como Golden ou Yellow Retriever. O nome Golden Retriever, que conhecemos atualmente, ganhou força em 1920, quando foi registrado dessa forma pelo Kennel Club.
Hoje, é possível encontrar três diferentes linhagens da raça: o Golden Retriever Britânico, o Golden Retriever Americano e o Golden Retriever Canadense, que variam na pelagem e tamanho. O mais comum no Brasil é o Golden Retriever Americano.
Personalidade do Golden retriever
Brincalhões, gentis e sociáveis, os cães da raça Golden Retriever são uma excelente opção se você procura um cão para a família e até para convívio com gatos.
É preciso considerar, no entanto, que eles são um cachorro de grande porte e que precisam de atividades físicas regulares para se manterem saudáveis.
Características do Golden retriever
Boa escolha para tutores inexperientes, o Golden necessita de adestramento básico e passeios em que gaste muita energia.
Mesmo sendo um cão grande, não costuma latir muito e não é um cão de guarda. Pelo contrário: é bastante gentil e se dá muito bem com pessoas e animais.
Sua altura costuma variar entre os 51 e 61 centímetros, com peso de 27 a 34 quilos. A expectativa de vida é de 10 a 12 anos.
Doenças que o Golden retriever pode desenvolver
Entre os problemas de saúde mais comuns no Golden Retriever, destacam-se alguns distúrbios oftalmológicos hereditários e a displasia coxofemoral e do cotovelo, que podem trazer dores às articulações do animal.
Essas doenças, no entanto, podem ser detectadas em um estágio inicial com um acompanhamento frequente a um bom médico veterinário.
Cuidados necessários com o Golden retriever
Apesar de serem bastante tranquilos, os Golden Retriever precisam de bastante exercício para se manterem saudáveis. Duas horas de exercício diário são mais que suficientes para manter o seu cão bem e feliz!
Alguns Golden podem ainda sofrer com problemas de estômago e sensação de gás abdominal. Nesses casos, é recomendado que com porções menores de ração para cachorros grandes e com maior frequência.
A pelagem densa do animal também requer cuidado, com escovações regulares para evitar que os fios formem nós e causem desconforto no pet.
E então? Preparado para cuidar do seu Golden Retriever?