Blog Equilíbro
Cachorro cansado pode estar relacionado à nutrição?

Você saiu para passear com o seu cão e logo depois de uma caminhada tranquila ele encontra-se ofegante? Cachorro cansado pode indicar uma série de problemas de saúde, mas também pode ser uma situação bastante usual.
Aprenda a diferenciar os possíveis cenários e buscar ajuda para o pet em caso de necessidade.
O que pode ser?
Existem diversas causas possíveis para um cachorro cansado. A anemia pode ser uma delas, com origem em um desequilíbrio nutricional ou em decorrência de alguma doença.
Mas essa é apenas uma possibilidade. O cansaço em cachorro pode ocorrer por alguma dor, problemas nas articulações, infecções, doenças ou até envenenamento.
Apenas um médico veterinário saberá apontar com certeza a causa de um cachorro cansado e oferecer o melhor tratamento ao pet. Quando levar o animal a uma consulta, vale informar o profissional de outros sintomas que ele tenha apresentado, como barriga inchada, tremedeira, língua roxa ou tosse, o que ajudará no diagnóstico.
Como saber se o cachorro está cansado?
Com o passar do tempo, o melhor amigo do homem tende a mudar seu comportamento e pode ficar mais cansado devido à velhice. Ele dorme mais e ofega facilmente após passeios e brincadeiras.
Os tutores podem reconhecer um cachorro cansado pelo comportamento do animal de ficar parado por mais tempo que o normal e não ter vontade de passear, brincar ou cheirar o ambiente ao redor.
Ele ainda costuma se mover de forma mais devagar e ofegante, procurar o abrigo com mais frequência que o normal, sentar-se ou se alongar constantemente e demorar para atender os chamados.
Quando cachorro cansado é um problema?
Se você acha que o seu cachorro está cansado, saiba que isso nem sempre é motivo para preocupação. Há diversos fatores que podem causar um maior cansaço no pet e são bastante comuns, como:
- Calor intenso, que pode causar hipertermia;
- Exercícios intensos;
- Situações de estresse;
- Momentos de muita alegria.
Por isso, se você acha que o motivo do cansaço no cão pode estar relacionado a algumas dessas situações, fique tranquilo. Se, por outro lado, o pet estiver ofegante sem nenhum motivo aparente ou apresentar outros sinais incomuns, é melhor procurar ajuda médica.
Isso porque as doenças que causam o cansaço excessivo no cão também costumam apresentar outros sintomas, como:
- Tosse;
- Língua arroxeada;
- Fraqueza;
- Apatia;
- Incapacidade de ficar em pé ou movimentar-se;
- Desmaios;
- Vômitos;
- Agitação.
Por isso, se você observar algum outro sinal de que o seu cachorro não está bem, vale uma visita à clínica veterinária. Afinal, apenas um profissional saberá diagnosticar o animal e indicar o melhor tratamento.
Gostou das dicas? É hora de utilizá-las para garantir o bem-estar do seu pet. Boa sorte!