Blog Equilíbro

Você está vendo: Nutrição

Saiba como usar a ração no enriquecimento ambiental para cães

O enriquecimento ambiental é utilizado para melhorar a qualidade de vida dos cães que vivem em casas ou apartamentos. Essa técnica ajuda a promover um lar mais estimulante e desafiador para o pet. Seja com bolinhas recheadas ou brinquedos interativos, é possível aplicar o método usando a própria ração do animal. 

Utilizar a ração como uma ferramenta de enriquecimento ambiental estimula o comportamento natural de busca de alimento. Saiba como: 

Use o alimento além do óbvio 

Para começar, é importante entender que a simples tarefa de comer pode ser transformada em uma atividade mais complexa e interessante para o animal. Em vez de simplesmente colocar a ração em um pote e deixar que o animal coma, que tal criar desafios e atividades que estimulem a busca e a exploração do ambiente?

Uma das formas mais simples de fazer isso é utilizar brinquedos interativos, como bolas com abertura para colocar ração, que exigem que o animal role ou manipule o brinquedo para conseguir acessar o alimento. 

Outra opção é colocar a porção de ração em uma toalha, enrolar e deixar que o peludo desenrole o tecido para encontrar os grãos. Você também pode fracionar a refeição e espalhá-la em diferentes locais da casa ou do quintal, incentivando o animal a explorar e procurar pela comida.

Estimule comportamentos naturais 

É possível utilizar a ração para estimular o comportamento natural de caça e busca dos cães. Para isso, você pode usar caixas de papelão ou outros materiais, como garrafas pet, para criar esconderijos e obstáculos que o animal precisa superar para conseguir acessar a recompensa (a ração).

Outra forma interessante de utilizar a ração como enriquecimento ambiental é oferecê-la em diferentes texturas e consistências. Por exemplo, é possível misturar a ração com água e congelá-la em formas de gelo, criando um desafio refrescante para os dias quentes, ou deixá-la na consistência de uma pasta para colocar em brinquedos que estimulam a lambida.

É importante lembrar que cada animal tem suas próprias preferências e necessidades, e que o enriquecimento ambiental deve ser adaptado para atender às características individuais de cada um. 

Aqui no blog de Equilíbrio você encontra muitas dicas e informações sobre alimentação e cuidados com os pets. Acompanhe também nossas redes sociais para ficar por dentro dos lançamentos e das novidades.