Blog Equilíbro
Você está vendo: Não categorizado
Como dar remédio para gato utilizando rações e petiscos
Cuidar de um pet doente não é nada fácil. Entre os principais desafios, está a dúvida sobre como dar remédio para gato, tarefa que pode levar algum tempo e gerar arranhões e mordidas nos tutores.
Mas há algumas técnicas que podem tornar esse momento mais fácil, especialmente com a ajuda de ração e petiscos. Conheça algumas delas.
Enrole o pet em uma toalha
Uma técnica praticada por muita gente para dar remédio para gato em casa é enrolar o animal de estimação em uma toalha para imobilizá-lo. Assim, você evita levar arranhões ou que o animal escape.
Depois, é preciso abrir a boca do pet e inclinar a cabeça. Quando o medicamento estiver na boca do bichano, massageie a garganta para que ele o engula.
Corte as unhas do animal antes de começar o processo
Outra boa dica é cortar as unhas do gato sempre antes de oferecer um medicamento a ele. Afinal, sabemos como essa pode ser uma operação complicada, e é fácil que o animal acabe arranhando o tutor em situações de estresse.
Alinhada à prática da toalha, essas podem ser formas de garantir a segurança do humano e a saúde do pet.
Misture o medicamento na ração úmida
Sabe aquele comprimido que não pode ser esmagado e nem mastigado? O ideal é que ele seja oferecido ao animal com comidas que ele goste muito, como rações úmidas ou petiscos.
Assim, ele pode engolir o alimento para gato todo de uma vez e, na euforia, nem perceber que há algo de diferente ali.
Mas é importante lembrar que a prática não funciona com todos os pets, e há aqueles com o paladar mais sensível que logo percebem a presença de algo diferente.
Misture o pó na comida
Caso o remédio seja em pasta, em cápsula que possa ser aberta ou que ele possa ser esmagado, a situação fica mais fácil. Nesses casos, é possível misturar o medicamento com uma pequena quantidade de ração.
Lembre-se de que alguns remédios não podem ser ingeridos com produtos lácteos, e verifique com o veterinário antes de misturar o remédio com outros ingredientes.
Dissolva o comprimido na água
Por fim, alguns comprimidos podem ser dissolvidos na água ou em outros líquidos saborosos, como caldo de frango.
Nesse método, é recomendado o uso de uma seringa para colocar o líquido na boca do gato, sempre com cuidado para não machucar o bichano.
Considere remédios manipulados
Medicamentos manipulados podem ser uma boa opção. Além de serem personalizados para garantir a dosagem correta ao pet, é possível escolher entre os sabores que mais agradem o gato.
Eles podem ser formulados em diferentes formatos, como biscoito, pó, cápsula, sachê, pastilha, xarope, gel transdérmico, pomada, shampoo ou loções. Para saber se essa é uma boa opção ao seu pet, consulte um médico veterinário.
E então? Já sabe qual destas técnicas vai usar para dar remédio ao seu gato? Boa sorte neste desafio!